domingo, 14 de julho de 2013

Caveira Mexicana e Catrina: Suas origens e significados

11 comentários:
 
  Apesar de estarem na moda há algum tempo já, estampadas em diversos tipos de roupas, tatuadas em centenas de indivíduos que vemos nas ruas, a maioria das pessoas ainda não conhece os significados da Caveira Mexicana e da Catrina.

O Dia dos Mortos é celebrado nos dias 1 e 2 de Novembro no México.
 
  Diferente de como é no Brasil o Dia de Finados, onde em um clima nostálgico as pessoas se dedicam a sentir saudades, homenagear e fazer missas para entes queridos e amigos falecidos, tendo a esperança de que foram recebidos no paraíso por Deus. No México as coisas são bem diferentes... Os mortos são homenageados com grandes festas, regadas de tradições, músicas, brincadeiras, bolos e doces em formatos de caveiras e ossos. Estas festas receberam tanto reconhecimento internacional, que além de receberem turistas do mundo inteiro todos os anos, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a declarou como patrimônio da Humanidade.

  Além do México, o Dia dos Mortos também é celebrado em vários países da América Central. Nos Estados Unidos é celebrado em regiões onde há maior concentração da população mexicana.
  No México a origem desta celebração é anterior chegada dos Espanhóis, e nesta época era comum a preservação de crânios como se fossem troféus, e depois eram exibidos durante os rituais que celebram a morte e o renascimento.  Mas existem relatos de que os povos Maias, Astecas, Purépechas, Náuatles e Totonacas, já realizavam cultos e rituais onde era feita a celebração de ancestrais, há pelo menos 3 mil anos.




Para os povos antigos, a morte renasce das cinzas, e a morte não tem a mesma definição que os cristãos a atribuem. Não existe essa ideia de céu e inferno ou castigo e recompensa após a morte. O oposto disso, acreditavam na verdade que o caminho direcionado às almas dos mortos, era definido pela forma como morreram e não pela sua conduta e seus atos em vida.



 
  A Caveira Mexicana tem origem nas festividades dos povos da época pré hispânica, que eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama de la Muerte" (dama da morte), atualmente relacionada com a personagem La Catrina, de José Guadalupe Posada (1852-1913)
  As caveiras do artista são cheias de vida. Vestidas de gala, à cavalo, em bicicletas etc, além de belas ilustrações também carregavam em si mensagem sociais e políticas.
  A "La Catrina", por exemplo, é uma sátira dos indígenas que, enriquecidos durante o Porfiriato (período no qual o México esteve no controle do general Porfírio Díaz) renegavam suas origens e costumes copiando modas europeias.


José Guadalupe Posada foi quem popularizou "Las Catrinas" através da sua arte.

Fontes:
http://mochilabrasil.uol.com.br/blog/dia-de-muertos-mexico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Mortos





11 comentários:

  1. Um professor meu de sociologia foi pro México justamente nessa época do ano...meu sonho!!!

    Ontem até assisti ao filme Festa no Céu (The Book of Life) para sentir um pouco desse clima do Dia dos Mortos mexicano.

    ResponderExcluir
  2. Curte caveiras mexicanas? Encomende a sua no seu gosto. Curtá a página
    https://m.facebook.com/caveiraxicana/

    ResponderExcluir
  3. Curte caveiras mexicanas? Encomende a sua no seu gosto. Curtá a página
    https://m.facebook.com/caveiraxicana/

    ResponderExcluir
  4. Olah eu sou uma adolescente de 13 anos e eu adoro caveiras mexicanas, mas até hoje eu nunca tinha parado pra ver o verdadeiro sentido dela. E hoje eu comecei a fazer pesquisas sobre o significado da caveira mexicana, acabei me interessando mais sobre ela, eu assisti o filme Festa no Céu (The book of life) Eu amei o filme... eu estou na sétima serie e eu sempre tive vontade de explorar as coisas, eu to sempre procurando alguma coisa interessante para poder pesquisar e as caveiras mexicanas pra mim foi uma descoberta e tanto pois elas me fizeram pensar de outra maneira, pois eu vou falar com o meu prof de artes sobre o filme e vou levar para o colegio, pois agt gosta mt de trabalhar com esse tipo de coisas e a caveira mexicana pra nós é uma obra de arte muito apreciada, e se torna muito interessante depois que tu descobre coisas sobre ela ...

    ResponderExcluir
  5. que bacana!aprendi isto em espanhol quando estava no sétimo ano mas não tão detalhado que nem está aqui

    ResponderExcluir
  6. Se curtem Catrina e seus Amigos, vão curtir estas camisetas aqui: https://cdn.awsli.com.br/486/486430/arquivos/CATALOGO%20SKULL%20.pdf

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro as caveiras mexicanas principalmente a catrina

    ResponderExcluir

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff